Os softwares em nuvem representam uma revolução da atualidade quando se fala em facilidade, acessibilidade e conectividade em termos de gestão de negócios. Para profissionais liberais, ramo de atividade em que o profissional atuante também é gestor do seu negócio, e via de regra não foi adequadamente preparado para tal função, trata-se de excelente ferramenta para facilitar este trabalho.
Com visual atraente e ferramentas que possibilitam gerir e editar digitalmente prontuários e dados de pacientes, agendamentos, gerir funcionários e profissionais, controlar estoque de materiais, além de gestão financeira completa; acessibilidade que permite visualizar e consultar dados de qualquer dispositivo através da internet; conectividade que permite interação de informações e muitas outras facilidades, esses softwares tem estado na mira de cirurgiões-dentistas. E com a procura crescente, muitos tem surgido com cada vez mais facilidades e inovações.
Mas todo esse acesso e interação tem gerado uma grande preocupação: Seriam estes softwares realmente seguros? Veja a seguir como funciona a segurança desta incrível ferramenta de gestão e descubra você mesmo!
Cadastro / Login e Senha
Através do cadastro de um software on-line é criada uma conta, como em um e-mail, conta bancária ou perfil de redes sociais, onde se define o login – uma palavra ou sentença que identifica o usuário – e uma senha pessoal, que será utilizada para acesso.
Com esta definição, automaticamente é criado um ambiente virtual, como uma sala, que contém informações básicas pré-cadastradas e onde serão inseridas novas informações, como dados pessoais e/ou profissionais do cirurgião-dentista, além de dados e documentos de seus pacientes.
A partir desse momento, para abrir a porta da sua sala, é preciso ter a sua chave! Ou seja, qualquer pessoa que queira entrar na sua conta, seja para edição dos dados já existentes adequando-os ao seu uso, seja para inserção de novos dados do cirurgião-dentista ou de algum paciente é necessário inserir sua senha, que só você conhece!
Base de Dados em Nuvem
O caminho para entrar na sua sala também é protegido com os dados salvos em nuvem (cloud). Sendo assim, é impossível abrir a porta da sua sala, se não se sabe onde ela está!
Os dados salvos em nuvem são armazenados em algum servidor ao redor do mundo de forma aleatória. Desta forma, ninguém sabe onde ela está ou conseguirá encontrá-la, onde quer que esteja, a não ser você, sempre através de seu login e senha.
Criptografia
É através deste recurso que todo e qualquer dado registrado no software é codificado também de forma aleatória e sem qualquer padrão, como num embaralhar de cartas. Assim, mesmo que alguém muito interessado nos seus dados,conseguisse achar o caminho pra sua sala e abrir a porta, seus dados estariam tão bagunçados que seria impossível reorganizar as informações.
Só quem tem uma senha de acesso pode reorganizar e decifrar as informações, visualizando-as de forma clara e legível!
Backup
Um Backup é realizado e salvo em nuvem a cada edição realizada automaticamente, por qualquer uma das senhas habilitadas! Se por alguma eventualidade um problema físico ocorrer com o dispositivo que estiver usando para acessar sua clínica, a última atividade salva estará preservada para o próximo acesso, sendo assim impossível perder de forma definitiva seus dados.
Estes softwares permitem ainda criar perfis e senhas de acesso secundários para outros profissionais e funcionários, com permissões e restrições de acesso configuráveis. Essas pessoas só poderão visualizar e editar as informações que você permitir. E todas as ações anteriormente descritas também são válidas para cada uma delas.
Trata-se portanto de uma ferramenta muito útil e segura, mas toda a segurança das informações da sua clínica estão viinculadas às senhas de acesso, que é de responsabilidade do administrador principal. Somente com ela é possível saber o caminho para a sua sala, abrir a porta e organizar as informações para serem utilizadas.