Durante décadas de atividades profissionais, o prontuário de papel certamente constituiu a única alternativa para registrar as atividades realizadas em consultas e atendimentos odontológicos. Com a revolução tecnológica e seu desenvolvimento principalmente na virada do século, veio a possibilidade do prontuário se tornar digital. Mas ainda assim resultava num trabalho manual muito parecido digitar as anotações após procurar o arquivo no disco rígido de um desktop, assim como procurar um envelope específico nas gavetas de arquivos organizadas por ordem alfabética, não é mesmo?

Também, sempre foi mais seguro legalmente a anotação em próprio punho e a assinatura do paciente consentindo as informações do atendimento. Hoje em dia já é possível realizar assinaturas digitais reconhecidamente legal, mas para isso, ainda exige um processo burocrático e bastante caro, o que inviabiliza tal alternativa para consultórios particulares, ou mesmo para ambientes maiores de atendimento odontológico como institutos e universidades, por exemplo. No fim, um prontuário digital ainda tem que ser impresso para que o paciente assine e arquivado para possíveis efeitos de comprovação legal ou não, se tornando um prontuário de papel.

Mas então porque ter um prontuário digital? Que vantagens você pode ter com esse recurso? Eficiência é a palavra-chave! Hoje em dia o prontuário digital pode ser utilizado com recursos antes não possíveis, como a facilidade da internet! Desta forma, a seguir listo 8 motivos para justificar como o prontuário digital atual pode tornar sua clínica mais eficiente!

  1. Maior Legibilidade

Facilita e agiliza o processo de anotação e leitura, eliminando a dificuldade de compreensão do que foi escrito por qualquer pessoa com acesso ao histórico do paciente.

  1. Manutenção dos Dados

Quem nunca precisou consertar um prontuário de papel com uma fita adesiva, ou derrubou água/café e precisou reescrever tudo? Com o prontuário digital, não existe mais a possibilidade de danificar os importantes documentos de um paciente por um descuido ou manuseio constante do prontuário de papel.

  1. Dados Estruturados

Com informações mais estruturadas, possibilita o levantamento de dados demográficos e possibilita a análise de um determinado grupo, como por exemplo,o levantamento estatístico de um determinado procedimento, endemia ou população em um período ou mais de tempo, o que pode informar ou facilitar o levantamento de dados pra uma pesquisa ou trabalho científico.

  1. Acesso Rápido de qualquer lugar

O acesso rápido facilitae ganha tempo, na medida em que não necessita de encontrar em uma gaveta de arquivo o prontuário desejado.Em qualquer dispositivo com acesso á internet ou 3G/4G, pode-se ter acesso a todas as informações do seu consultório de onde estiver.

  1. Informações facilitadas e mais organizadas

É necessário muito papel para organizar as diversas informações de um consultório. Além de todas as informações de um prontuário como histórico, receitas, raios-x; também em papel são organizadas as agendas, controles financeiros, estoque, contratos, etc. Com o prontuário eletrônico, além de eliminar toda essa papelada, ainda é possível acessar todas elas de de forma organizada, em ordem de data progressiva ou regressiva, ordem alfabética, prioridades e muito mais de forma instantânea.

  1. Histórico Completo

Todo o histórico do paciente pode ser acessado de forma digital, incluindo informações de datas e horas, e arquivos necessários para o seu entendimento, como por exemplo laudos de outras especialidades, exames como raios-x digitalizados, imagens, orçamentos, dados financeiros, enfim, o contexto completo relacionado ao paciente.

  1. Agendamento e melhor Gestão das Consultas

Com o prontuário eletrônico e on-line, o agendamento e o gerenciamento das consultas dos pacientes é muito mais fácil, sendo possível agendar e cancelar pacientes a qualquer momento, de um ou mais locais, sendo possível conciliar horários de um ou mais consultórios, de um ou mais dentistas, sem o risco de duplicidade ou erro.

Além disso, o sistema automatizado pode ser configurado para envio de lembretes aos pacientes e confirmação diretamente no sistema em caso de resposta, o que diminui a taxa de pacientes ausentes e minimizando espaços vazios na agenda, aumentando assim a produtividade do consultório.

  1. Maior precisão e segurança

Cada anotação ou modificação realizado pelos profissionais e/ou funcionários fica registrado em um histórico geral, salvo em nuvem a cada novo registro, sendo possível revisar a qualquer momento quem, quando e onde foi realizado tal registro. Desta forma é possível identificar erros e ter a certeza deles, aumentando a confiabilidade, gerando segurança das informações, tendo a certeza de que tudo está sendo registrado em um só lugar, facilitando a administração do gestor do negócio.

E ai?! Ainda quer continuar perdendo tempo e produção em nome do conservadorismo? Mude já para um prontuário digital e surpreenda-se em pouco tempo como seu consultório se tornará mais eficiente!