Por Prof.ª Dr.ª Izabel Maria Marchi de Carvalho

Mestre em Diagnóstico Bucal e Doutora em Estomatologia pela FOB-USP

A estomatite aftosa recorrente é a mais comum doença da mucosa bucal, podendo atingir de 5 a 50 % da população dependendo do grupo estudado. A doença é caracterizada pela presença frequente e recorrente de úlceras (feridas) bucais dolorosas.

Existe uma confusão da população em geral: nem toda úlcera bucal é uma afta; aquelas causadas por traumas na mucosa bucal (por mordidas, por alimentos duros ou mesmo por cerdas da escova dental) são chamadas de úlceras traumáticas, não são aftas verdadeiras.

“Toda afta é uma úlcera, porém nem toda úlcera é uma afta”.

Conheça mais e desmistifique a seguir suas causas, prevenção, tratamento e muito mais!

Quais os principais motivos para o desenvolvimento da afta?

A etiologia (causa) da doença “estomatite aftosa recorrente” ainda é desconhecida, mas há fortes evidências de que ela tenha base imunogênica, entretanto alguns especialistas citam também as deficiências vitamínicas, a hereditariedade, os traumas, a doença celíaca e o  estresse (o emocional mais que o estresse físico) como fatores ligados ao surgimento das aftas.

Problemas estomacais também podem causar a afta?

Em uma pesquisa americana, a estomatite aftosa recorrente foi associada a uma intolerância ao glúten em 5% dos pacientes avaliados no estudo.Na Escócia, foi observado que 28% dos pacientes com aftas,avaliados em uma pesquisa, apresentavam deficiências nutricionais (ferro, vitaminas do complexo B) ou desordens gastrintestinais.Pesquisas recentes têm encontrado relações entre a estomatite aftosa recorrente e a presença do Helicobacterpylori, bactéria normalmente associada à gastrites e úlceras de estômago.

 
Quais os sintomas?

Normalmente as pessoas que apresentam a estomatite aftosa recorrente se queixam de ardência na mucosa um pouco antes do aparecimento da úlcera no local. Em algumas pessoas pode haver o surgimento de mais de uma lesão por episódio.

 
É verdade que receitas naturais, como sal de cozinha, sal marinho, bicarbonato de sódio, água oxigenada e outros, ajudam no tratamento da afta?

Essas substâncias podem melhorar a sensação dolorosa num primeiro momento, mas provocam a destruição de maistecido, fazendo com que a úlcera se torne mais profunda, mais dolorosa e sujeita a infecções secundárias.

 
Quais são os tipos de afta existentes e quanto tempo duram em média?

Há 3 tipos principais de apresentação clínica da Estomatite Aftosa Recorrente:

  1. Aftas menores: são mais comuns e ocorrem em 80% dos indivíduos com estomatite aftosa recorrente. As úlceras são arredondadas ou ovais com diâmetros menores que 5 mm com leito branco acinzentado e com halo avermelhado. Ocorrem principalmente em: Lábio, mucosa jugal (bochechas) e soalho da boca. Cicatrizam entre 7 a 10 dias.
  2. Aftas maiores: são mais raras que as aftas menores e representam a forma mais severa da estomatite aftosa recorrente. As úlceras são ovais, profundas (crateriformes), podendo exceder1 cm em diâmetro. Ocorrem principalmente em: mucosa interna dos lábios, palato mole, pilares amigdalianos. Essas úlceras persistem por 4-5 semanas e normalmente deixam grandes cicatrizes quando regridem.
  3. Aftas herpetiformes: são as mais incomuns. São caracterizadas por múltiplas úlceras minúsculas dolorosas. Pode aparecer até 100 úlceras num mesmo episódio, normalmente medem de 2 a 3 mm, com a tendência de se unirem produzindo lesões maiores.

 

 O tratamento difere de um tipo para o outro? Quais são os tratamentos?

A estomatite aftosa recorrente pode ser tratada sintomaticamente com um arsenal terapêutico que varia desde pastas dentifrícias até uso de corticosteroidestópicos ou sistêmicos. A pessoa que apresenta uma úlcera bucal (afta ou traumática)deve usar pastas dentifrícias com PH mais neutro. As em forma de gel e/ou com saborespioram a sensação dolorosa. A suplementação vitamínica pode ser indicada em alguns casos, assim como o uso de moduladores da resposta imunológica.

O profissional deve escolher a modalidade de tratamento de acordo com o tipo de estomatite aftosa recorrente que o paciente apresenta, além de considerar a periodicidade das lesões, a dor, fatores desencadeantes, etc.

Há casos mais graves, em que seja necessário um tratamento mais agressivo?

Sim, nos casos de aftas maiores, a modalidade terapêutica de escolha é o uso de corticoides sistêmicos.

Em que momento o indivíduo deve suspender o tratamento em casa e procurar um especialista?

Sempre é aconselhável procurar um especialista para avaliação de lesões bucais. As lesões ulceradas indolores com mais de 3 semanas de duração devem ser avaliadas para descartar a hipótese de lesões malignas.

Como prevenir?

Não há prevenção para a estomatite aftosa recorrente. Recomendamos evitar alimentos ácidos.

Qual é o especialista apto a dar o diagnóstico e tratamento da afta?

O profissional indicado para o diagnóstico e tratamento de doenças bucais é o Dentista especializado em Estomatologia, o estomatologista. Além do dentista, existe também a especialidade da dermatologia oral. Este também é um especialista válido para o tratamento!