Sabe-se que quanto melhor for o desempenho do seu consultório, maior será o retorno dos seus investimentos. Mas quais as alternativas para tornar seu consultório ainda mais organizado e rentável?

Seguramente uma opção que pode simultaneamente melhorar o atendimento, simplificar os processos, otimizar seu tempo e conhecer melhor seus pacientes e ainda ter acesso a todos os dados da clínica sempre que precisar é através de um software para gestão de clínicas.

Existem hoje no mercado softwares especialmente desenvolvidos para clínicas e consultórios odontológicos. Softwares do gênero oferecem soluções para o dia a dia de forma abrangente, simplificada, econômica e segura. E a forma de menor custo inicial, além de de grande repercussão pelos seus benefícios são os softwares hospedados em nuvem.

Veja como eles podem ajuda-lo a aumentar os resultados positivos de forma rápida, prática e segura.

Acesso aos prontuários de forma rápida

Através de um browser de internet, como o internet-explorer ou safari, de qualquer dispositivo, você tem acesso a todas as informações de seus pacientes através de prontuários e agenda eletrônica, que você customiza do jeito que quiser colocando as informações que desejar.

O acesso pode se dar através de internet via cabo, wifi ou mesmo 3G ou 4G.

Interface amigável e compatibilidade garantida

Os softwares em nuvem são compatíveis com sistemas Windows, Mac, Linux e aplicativos móveis, uma vez que não dependem de um sistema, mas sim de um browser de internet, como o internet-explorer, safari ou outros. Também, não são dependentes do dispositivo utilizado, sendo acessível com um desktop, Laptop, Tablet ou mesmo Smartphone.

Além disso possuem interface fácil e amigável, o que possibilita seu uso por qualquer tipo de profissional. A facilidade de uso permite a capacitação rápida de equipes para trabalhar com ele, como funcionários e/ou parceiros,  ou mesmo a administração pelo próprio dentista.

Otimize seu tempo e evite cancelamentos desnecessários

Com um software de gestão, todos os processos de sua clínica são otimizados, demandando menor tempo e maior precisão, como preencher um formulário, receita, agendar ou desmarcar um paciente, ajustar horários, buscar informações pessoais e clínicas de um paciente ou tratamento, acessar fotos ou arquivos referentes ao tratamento, realizar um orçamento, entre outros.

Confirme sua agenda 

Uma das grandes vantagens que um software pode proporcionar é enviar mensagens de lembretes e confirmação de presença para todos os pacientes agendados lembrando-os da consulta. E basta uma mensagem resposta que automaticamente os agendamentos do dia seguinte são confirmados!

Você economiza tempo, reduz o custo com ligações telefônicas e mantém sua agenda sempre previsível.

Controle Financeiro completo

Muitos cirurgiões-dentistas e profissionais de saúde em geral não estão habituados a gerenciar de forma aprofundada os dados financeiros de seu trabalho. Sendo assim, muitas vezes ficam acostumados a receber e pagar as despesas, sem ter uma idéia mais realista do quão produtivo seu trabalho pode estar sendo.

Tais softwares podem facilitar, e até mesmo ajudar a entender e visualizar melhor esta parte do trabalho. De forma intuitiva e didática, você pode realizar seu fluxo de caixa, conferir as movimentações através de conciliação bancária, emitir e controlar o pagamento de boletos, ter previsão mais precisa de recebíveis e muito mais, o que vai além do que tão somente gerenciar receitas e despesas.

Conheça melhor a sua clínica

Sistemas para gestão de pacientes são capazes de gerar estatísticas sobre seus pacientes que permitirão a você conhece-los melhor com base em informações das consultas realizadas. A sua produtividade aumenta e seus pacientes ficam mais satisfeitos.

Tenha acesso a qualquer momento a relatórios financeiros, fluxo de caixa, de controle sobre o retorno dos convênios atendidos, quantidade de consultas realizadas no mês, controle de estoque e todas as etapas do fluxo de funcionamento do seu consultório.

Backup automático e seguro de todos os dados

Uma boa ferramenta de gestão realiza backups periódicos, com frequência diária de forma automática, para que você não precise se preocupar com isso. Desta forma seus dados ficam seguros, à prova de perdas. Mas os dados de toda sua clínica podem ser perdidos num instante caso um vírus ou uma pane elétrica ocorra em seu hardware (HD) se seu software for instalado (software hospedeiro). Com um software em nuvem sua clínica não corre esse risco. Seu backup a cada ação é automático e salvo na nuvem. Em caso de pane, é só abrir um novo browser em qualquer dispositivo através de usuário e senha, e sua clínica estará completa de informações e atualizada, novamente à disposição!

Com todo o exposto, certamente estas ferramentas o deixarão mais próximo de quem você cuida, colaborando para um atendimento personalizado e mais humano.